Offset
A impressão offset é o procedimento de impressão mais comum e mais utilizado pelo setor gráfico comercial. Apesar do grande crescimento da impressão digital, a impressão offset continua sendo o processo de melhor custo-benefício.
Esse método de impressão é realizado em impressões de média a grande quantidade, proporcionando alta qualidade e em grande velocidade. Além disso, a impressão offset pode ser feita em quase todos os tipos de papéis e, inclusive, alguns tipos de plástico.
O termo offset tem origem na expressão offset "lithography", que significa “litografia fora do lugar” que remete à impressão indireta. A litografia consistia na utilização de uma matriz de pedra polida pressionada contra o papel. Quando a gordura presente na figura que se desejava imprimir era umedecida com tinta, esta a absorvia.
Posteriormente, o excesso de tinta era retirado com água e ficava na pedra somente a tinta junto com a gordura, e tudo isso no formato da figura desejada. Em seguida, a pedra era pressionada no papel que “imprimia” a figura.
Digital
A impressão digital consiste no registro de informações que são lidos por um computador como dados digitais. Logo, podemos concluir que a impressão digital é o processo em que não é necessária a gravação de uma chapa ou matriz para que a imagem seja passada para o papel. Nela, os dados do computador são transferidos diretamente para o papel por meio da impressora digital.
A partir da década de 1990, esse tipo de impressão começou a se tornar cada vez mais popular. Isso aconteceu devido ao avanço tecnológico das formas tradicionais de impressão gráfica, em sua grande maioria realizada através da impressão offset, que existe até os dias de hoje.
Contudo, diferentemente do offset, a impressão digital consegue realizar o trabalho de impressão gráfica para quantidades menores. Além disso, o processo digital é bem mais rápido que o offset, pois não tem toda a preparação de chapa e matriz, bem como suas manutenções, por exemplo.
Comunicação Visual
Na comunicação visual existe alguns tipos de impressão. São elas: solvente, látex, UV e sublimação.
As impressão em solvente são as mais comuns, como banners, adesivos, lonas e outros materiais. Possui um cheiro não muito forte, mas perceptível. Caso o material seja para algum local sensível a cheiros, essa não é a melhor opção. Indicada para pequenos e médios painéis.
Impressão em látex possui um preço um pouco maior, porém a qualidade do material compensa e não há complicações com cheiro forte de tinta, pois esse material não permite exalar qualquer tipo de odor incômodo.
Impressões UV e Sublimação são para materiais mais específicos, servem para acrílico, tecidos, adesivos, emborrachados e etc.